Estou triste ou com depressão?

Estou triste ou com depressão? Sempre sou solicitado a  responder esta pergunta. Primeiro é necessário entender  tristeza como ingrediente de estar vivo.

Está vinculado com vicissitudes (inconstância, instabilidade, variabilidade) do dia a dia. Afinal, apesar da rotina, cada novo dia é diferente do dia anterior.

Deprimido é termo médico, representa um conjunto de sinais e sintomas, caracteriza uma doença, exige tratamento.

Para entender melhor  a depressão clínica ou maior, é diagnosticada utilizando o código de doença  (CID 10) com a ocorrência de pelo menos 5 dos 9 sintomas seguintes, presentes por 2 semanas ou mais e responsáveis por interferência significativa no ambiente social (familiar e trabalho).

– mau humor constante, tristeza ou irritabilidade

– letargia ou fadiga

– perda do interesse de atividades que eram prazerosas

– mudança súbita de apetite ( pra mais ou menos)

– sentimento de culpa, de não se ter valor algum

– lentidão, impaciência, ficar borocoxô

– dificuldade de pensar e de se concentrar

– pensamentos suicidas e de morte

Estou triste ou com depressão?
Estou triste ou com depressão?

Estou triste ou com depressão?

Conceituar e valorizar interferência significativa no desempenho das atividades dos ser humano é um problema. Vamos simplificar:

Se existe prejuízos na vida prática, com impacto na qualidade de vida, na satisfação, no rendimento, na sensação de estar satisfeito com a vida que esta levando, tens problema.

Uma dica importante é valorizar o histórico familiar de problemas semelhantes ou história franca de tratamento no passado.

As  chances de ser doença depressiva aumentam. O importante é que o tratamento medicamentoso não funciona quando for tristeza.

É comprar efeitos colaterais sem benefícios. Sempre é melhor procurar um profissional psiquiatra e, juntos, avaliarem a necessidade ou não de tratamento.

Escolher a forma de fazê-lo, avaliar a relação custo beneficio e, principalmente, informar-se sobre o profissional que escolheu para ajudá-lo – fazemos isso quando procuramos um mecânico para o carro – é determinante de sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.